O projeto Life Recover Natura quer envolver a população na defesa do ambiente. O Secretário Regional do ambiente e Recursos Naturais sugere a formação de uma associação de amigos ou de pessoas que se interessassem pela boa gestão da Ponta de São Lourenço
O projeto Life Recover Natura quer envolver a população na defesa do ambiente. O Secretário Regional do ambiente e Recursos Naturais sugere a formação de uma associação de amigos ou de pessoas que se interessassem pela boa gestão da Ponta de São LourençoEnvolver a população na defesa ambiental da Ponta de São Lourenço, na Madeira (Portugal), é o objetivo do projeto Life Recover Natura. O local faz parte da Rede Natura 2000, uma rede ecológica para o espaço comunitário da União Europeia. Entre outras metas, o Life Recover Natura pretende criar uma área livre de vertebrados introduzidos na Ponta de São Lourenço, a retirada da linha elétrica aérea existente na Zona Especial de Conservação, bem como de outros animais e plantas invasoras daquele ecossistema, explicou Paulo Oliveira, diretor do Parque Natural da Madeira.
Segundo este responsável, o projeto reúne mais de 20 investigadores de seis nacionalidades diferentes, que vão desde madeirenses, ao Reino Unido e à Polónia, o que acaba por ser demonstrativo do valor da área e da capacidade de trabalhar em rede. Durante a apresentação do projeto, na última segunda-feira, 7 de abril, Manuel antónio, Secretário Regional do ambiente e Recursos Naturais, fez um apelo à população.
Deixo um apelo público para que a população do Caniçal se envolvesse ainda mais na gestão deste espaço, nomeadamente formando uma associação de amigos ou de pessoas que se interessassem pela boa gestão, porque o futuro também passa por isto, disse, citado pela agência Lusa. Para este responsável, os cerca de 300 visitantes diários que a Ponta de São Lourenço tem são um exemplo do sucesso da boa gestão ambiental e da valorização do património.
O projeto Life Recover Natura – Recuperação de espécies e habitats terrestres dos sítios da Rede Natura 2000 da Ponta de São Lourenço e Ilhas Desertas – foi sugerido pelo Serviço do Parque Natural da Madeira – Secretaria Regional do ambiente e dos Recursos Naturais, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das aves. O projeto é cofinanciado a 50 por cento pelo Programa LIFE+ Natureza da Comissão Europeia, tendo um valor total de 1,3 milhões de euros e uma duração de quatro anos.