Os desafios relacionados com o tráfico de seres humanos, assim como questões relacionadas com a proteção das vítimas vão levar à cidade de Coimbra especialistas de diferentes nacionalidades
Os desafios relacionados com o tráfico de seres humanos, assim como questões relacionadas com a proteção das vítimas vão levar à cidade de Coimbra especialistas de diferentes nacionalidadesO colóquio internacional Tráfico de seres humanos: desafios à cooperação legal e à proteção das vítimas na União Europeia vai realizar-se na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no próximo dia 11 de abril. O evento será de entrada livre e as sessões plenárias terão tradução simultânea de inglês para português e vice-versa.
Num comunicado de apresentação do colóquio, os responsáveis pela iniciativa recordam que nos últimos anos os Estados têm tentado desenvolver estratégias para lutar contra o tráfico de seres humanos e destacam que a principal estratégia tem-se baseado na criação e consolidação de legislação específica.
Contudo, a criação de legislação, por si só, não é suficiente para combater um crime de tal complexidade e necessita de ser combinado com instrumentos nacionais e internacionais para uma aplicação efetiva e eficaz da lei, frisam. Por isso, este evento será uma ocasião para identificar as boas práticas, que poderão ser disseminadas a nível europeu, mas também os obstáculos de uma cooperação eficaz entre as instituições judiciárias e as políticas públicas nacionais no combate à criminalidade transnacional.
O colóquio internacional terá início às 09h00. O programa do evento está preenchido com intervenções de vários especialistas de diferentes nacionalidades. Entre os temas em análise vão estar os casos de tráfico de seres humanos e os desafios nacionais de países como a Bélgica, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha.