Na 11º edição do IndieLisboa, um festival internacional de cinema independente, a Igreja voltará a entregar o seu galardão, o Prémio írvore da Vida, aos criadores que se distingam pelos valores refletidos nos seus trabalhos
Na 11º edição do IndieLisboa, um festival internacional de cinema independente, a Igreja voltará a entregar o seu galardão, o Prémio írvore da Vida, aos criadores que se distingam pelos valores refletidos nos seus trabalhos a Igreja Católica vai marcar presença na 11a edição do IndieLisboa, um festival internacional de cinema independente, que irá decorrer de 24 de abril a 4 de maio. Este ano, a instituição religiosa cristã vai associar-se ao Indiejúnior, uma das secções mais bem-sucedidas do festival. Uma vez mais, a Igreja irá atribuir o seu galardão, o Prémio Árvore da Vida, que contemplará também os filmes para os mais novos, com júri próprio constituído por quatro alunos do Colégio São João de Brito, em Lisboa, revela Margarida ataíde, crítica de cinema.

O prémio, que pretende incentivar à criação de obras que privilegiem valores humanos e espirituais, é também uma forma de olhar adiante, acompanhando o que de mais recente se faz e, dentro disso, as abordagens que maior interesse despertam na ‘geração do futuro’, explica a responsável, num artigo publicado no semanário Ecclesia.

Entre as várias secções do festival, está o programa Pulsar do Mundo, constituído por filmes que lidam com questões relevantes da atualidade mundial, e que este ano conta com uma obra de Inês Mendes Gil, membro do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, com o filme Sangue na Guelra. a obra que resulta de uma parceria entre a Universidade Lusófona e o Centro UNESCO, mostra a realidade complexa de uma escola na Reboleira.

Com o valor de mil euros, o Prémio Árvore da Vida, destina-se aos criadores portugueses de longas e curtas-metragens, incluídos na secção Competição Nacional, que se distingam pelos valores refletidos nos seus trabalhos. O galardão resulta de uma parceria entre o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.