ajudar a «fortalecer a esperança nas situações de doença, de crises afetivas, familiares, sociais e económicas» é, para antónio Vitalino, bispo de Beja, a principal missão da Igreja
ajudar a «fortalecer a esperança nas situações de doença, de crises afetivas, familiares, sociais e económicas» é, para antónio Vitalino, bispo de Beja, a principal missão da Igreja Na sua última nota pastoral, antónio Vitalino, bispo de Beja, disserta sobre a falta de esperança em que muitos cidadãos vivem e recorda que mantê-la viva faz parte da missão da Igreja. Há muita gente a viver sem esperança. São mortos vivos. Por isso não apenas se diz que a esperança é a última coisa a morrer, mas também a primeira a nascer, sublinha o prelado.

Para antónio Vitalino, a principal missão da Igreja consiste em ajudar a fortalecer a esperança nas situações de doença, de crises afetivas, familiares, sociais e económicas. O bispo de Beja destaca ainda o importante papel das comunidades crentes no apoio às pessoas que se confrontam com muitas situações de sofrimento e de dor a fim de descobrir uma nova possibilidade de relação para além do sofrimento e da morte.

Desta forma, antónio Vitalino enaltece a importância da tarefa que os sacerdotes têm de incutir a esperança ao povo, recordando também que essa função se alarga a todos os cristãos que devem ainda marcar presença junto dos profissionais de acompanhamento psicológico pois há causas que transcendem o nível psicológico. Sem fé em Deus vai ser difícil manter e animar a esperança em muitas situações graves da vida, resume o prelado, citado pela agência Ecclesia.