a Etiópia inaugurou um centro para promover a resiliência climática que deve tentar mitigar em quase um milhão de toneladas as emissões de CO2. O objetivo é evitar a perda de 30 mil hectares de floresta
a Etiópia inaugurou um centro para promover a resiliência climática que deve tentar mitigar em quase um milhão de toneladas as emissões de CO2. O objetivo é evitar a perda de 30 mil hectares de florestaO Centro de Inovação Climática da Etiópia foi inaugurado em adis abeba para evitar a perda de 30 mil hectares de floresta. O novo espaço foi criado para promover a resiliência climática de forma a tentar mitigar em quase um milhão de toneladas as emissões de CO2. a iniciativa é apoiada pelo Banco Mundial e pretende minimizar os custos globais das adaptações climáticas para a Etiópia, calculados entre 1,2 mil milhões a 5,8 mil milhões de dólares anuais.
Para reduzir custos e criar oportunidades de adaptação ao clima, o centro pretende ajudar no financiamento, na orientação e nos serviços de consultoria a empresários locais ligados à tecnologia limpa. as áreas abrangidas incluem o agronegócio, a eficiência energética, as energias renováveis e os biocombustíveis.
O centro deverá ajudar mais de 3,1 milhões de etíopes a aumentar a resiliência às alterações climáticas, melhorando os meios de subsistência, aponta a Rádio das Nações Unidas. a agricultura etíope é considerada altamente sensível à variação das chuvas. a área, base da economia do país, é responsável por cerca de 46 por cento do Produto Interno Bruto e oito em cada dez postos de trabalho da população ativa.com este novo espaço prevê-se que sejam criados mais de 12 mil postos de trabalho nos próximos dez anos.