Na sequência de um relatório da ONU que alerta para o aumento de incêndios e inundações no sul da Europa, a associação Quercus pediu ao governo propostas climáticas «mais ambiciosas»
Na sequência de um relatório da ONU que alerta para o aumento de incêndios e inundações no sul da Europa, a associação Quercus pediu ao governo propostas climáticas «mais ambiciosas» a Quercus – associação Nacional de Conservação da Natureza pede aos governos português e europeus para avançarem com propostas climáticas mais ambiciosas. O pedido surge no seguimento do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que alerta para o aumento de incêndios florestais e inundações no sul da Europa. O Painel Intergovernamental da ONU sobre alterações Climáticas (IPCC) alertou também, esta segunda-feira, 31 de março, para um maior risco de secas na Europa devido às alterações climáticas.
Face a este panorama, a Quercus refere, em comunicado, que o aviso do relatório deverá pressionar a União Europeia (UE) para tomar medidas mais dramáticas em relação ao clima. as previsões dramáticas para o futuro da Europa estabelecidas neste relatório deverão incentivar a UE e todos os governos dos Estados-Membros à ação. Perante a iminência de efeitos catastróficos da seca, conflitos de alimentos, incêndios florestais, inundações e extinções, estamos perante num risco grande demais para as populações e os ecossistemas da Europa, destaca a associação, citada pela agência Lusa.
Para a Quercus, a UE deve avançar com um pacote climático e energético o mais forte possível para o período pós-2020, abarcando metas obrigatórias para as emissões de gases de efeito estufa, as energias renováveis e a poupança de energia. a associação ambientalista apela, ainda, ao governo português e aos restantes líderes europeus para levarem adiante uma nova proposta mais ambiciosa e a tempo da Cimeira sobre mudanças climáticas com Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, a ter lugar a 23 de setembro.