Para que ninguém fique «de fora» da vida da Igreja, a diocese de Bragança-Miranda criou o Serviço Diocesano da Pastoral para pessoas com deficiência. O objetivo é comunicar o Evangelho de forma que «todos possam entender e em que todos possam participar»
Para que ninguém fique «de fora» da vida da Igreja, a diocese de Bragança-Miranda criou o Serviço Diocesano da Pastoral para pessoas com deficiência. O objetivo é comunicar o Evangelho de forma que «todos possam entender e em que todos possam participar» a diocese de Bragança-Miranda criou o Serviço Diocesano da Pastoral para pessoas com deficiência. através deste novo organismo pretende-se não deixar ninguém de fora do Mistério de Cristo. a diocese é () uma casa de inclusão, ninguém pode ficar de fora. Olhamos para as pessoas com deficiência como aquelas que são diversamente hábeis e a nossa preocupação é como comunicar o Mistério de Cristo, a beleza do Evangelho num registo que todos possam entender e em que todos possam participar, sem que ninguém fique excluído, disse José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.

Em declarações ao jornal Mensageiro de Bragança, o prelado explicou o motivo pelo qual este novo organismo foi criado. Criámos este serviço da pastoral a pessoas com deficiência () para que todos nos sintamos responsáveis por todos e não deixemos ninguém para trás nem ninguém excluído, destacou.
Segundo José Cordeiro, já existem muitas respostas sociais da diocese, algumas ligadas diretamente à Igreja, outras de outras associações. Contudo, a diocese desejava que existisse uma coordenação e, sobretudo, uma evangelização, não apenas direcionada para as instituições mas para as pessoas. O novo Serviço Diocesano da Pastoral dedicado a pessoas com deficiência será coordenado pelo sacerdote Fernando Fontoura.