«Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor. Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida», proclama a aclamação ao Evangelho deste domingo (João 8, 12b).
«Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor. Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida», proclama a aclamação ao Evangelho deste domingo (João 8, 12b).

a luz é uma maravilha: dá cor e vida a tudo. Jesus Cristo diz-nos que ele é a luz do mundo. O verdadeiro sentido de tal afirmação é que Jesus é o único que mostra o caminho que conduz à verdadeira vida, a vida que nos vem do Criador de tudo. É possível, e mesmo um facto, que há quem não queira seguir esta luz da verdade, que é caminho para a verdadeira vida. Diz-nos São Paulo na 2a Carta aos Coríntios (4,4) que há incrédulos, cuja inteligência o deus deste mundo cegou afim de não verem brilhar sobre si a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus, gente que aceita a palavra iluminante do mal e rejeitam a do bem: foi o que fez adão e Eva: rejeitaram a luz da palavra de Deus para seguirem a palavra-mentira de Satanás (Génesis 3,1-6). Muitos há que praticam as palavras do Senhor Jesus: Vós sois a luz do mundo. assim brilhe a vossa luz diante de todos para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos céus (Mateus 5,14. 16). Gente que acolhe no seu coração, na sua vida a palavra de Cristo e se esforça por a pôr em prática, e isto de muitas maneiras: na sua vida pessoal de relacionamento com Deus; na sua vida para com o próximo; no que fazem pelos pobres, pelos doentes, pelas crianças; deixando mesmo as suas terras para irem ajudar gente mais necessitada material e espiritualmente, como missionários, religiosos, sacerdotes, leigos empenhados na liturgia e no bem-fazer. Também há aqueles que não aceitam a luz de Cristo. Nem seria exagerado dizer que muitos problemas, horrendos mesmo, na vida dos habitantes de tantos países são causados pelo orgulho e a avareza de certos dirigentes que trabalham mais para si mesmos do que para os verdadeiros donos dos bens das suas pátrias: o povo. Voluntariamente seguem a sua cegueira que se opõe à luz e ao entendimento que Deus dá àqueles que escutam e praticam a Sua palavra. Disso darão contas severas. a Quaresma é aquele tempo precioso em que, meditando a palavra do Senhor, se podem destruir, com a Sua ajuda, tendências que negam a vocação cristã do amor, e obter de Deus uma misericórdia que cancela todos os pecados. Caminhemos bem direitos ao encontro do Senhor Jesus por nós crucificado e ressuscitado. a paz, a serenidade e a alegria do Senhor estejam sempre convosco.