O Instituto Português do Sangue e da Transplantação pretende aumentar o número de novos dadores. Por isso, chama os jovens à causa da dádiva de sangue, e recorda a importância de ter doações regulares
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação pretende aumentar o número de novos dadores. Por isso, chama os jovens à causa da dádiva de sangue, e recorda a importância de ter doações regularesNo Dia Nacional do Dador de Sangue, assinalado esta quinta-feira, 27 de março, Hélder Trindade, presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) afirmou ser importante chamar mais jovens à doação deste bem vital. Segundo este responsável, em 2013 fizeram-se 28 mil novas inscrições, um número que o instituto quer ver aumentado este ano.
Precisamos que a juventude possa aderir a esta causa, porque só eles nos podem garantir o futuro e até para que se possa contrariar o envelhecimento da população em Portugal, disse o presidente do IPST, deixando um agradecimento a todos os dadores que têm ajudado os doentes, destacando o quanto é heróico o seu ato.
Em fevereiro, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação fez um apelo urgente à população para que desse sangue, porque as reservas estavam baixas. atualmente, essa situação já se encontra ultrapassada.
O instituto ultrapassou essa situação e, ao dia de hoje, temos reservas de sangue de todos os grupos suficientes, para não ter situações de constrangimento. Mas o nosso alerta é um alerta constante. Temos de pedir aos dadores que mantenham as suas dádivas regulares para que possamos continuar a ajudar os doentes. a dádiva de sangue tem de ser mantida ao longo de todo o ano, explicou Hélder Trindade, em declarações à agência Lusa.