Para garantir o funcionamento da Casa do Gaiato de Moçambique, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai doar 50 mil euros àquela associação. a oferta irá garantir a alimentação das crianças e jovens abandonados que vivem naquela instituição moçambicana
Para garantir o funcionamento da Casa do Gaiato de Moçambique, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai doar 50 mil euros àquela associação. a oferta irá garantir a alimentação das crianças e jovens abandonados que vivem naquela instituição moçambicana a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai voltar a apoiar a Casa do Gaiato de Moçambique, em Boane, Maputo, com 50 mil euros. Esta iniciativa do provedor, Pedro Santana Lopes, vai garantir a alimentação dos 163 jovens que residem naquela instituição, assim como as despesas de manutenção da sua área residencial.

Este apoio foi anunciado no âmbito da visita de uma delegação da Santa Casa à Casa do Gaiato de Moçambique, e serviu para comprovar o exemplar trabalho desenvolvido pela instituição em Maputo, destacou a administradora para a Saúde Helena Lopes da Costa, que manifestou a intenção da SCML contribuir para a continuidade desta obra meritória e das suas causas.

O mesmo apoio foi já dado em 2013, com carácter de urgência, numa altura em que a Casa do Gaiato perdeu a sua principal fonte de subsistência devido à falta de água. a ajuda da SCML evitou o encerramento da instituição. Num futuro próximo, a Santa Casa pretende também estudar outras formas de cooperação entre as duas instituições a nível da formação técnico-profissional e formação pedagógica de formadores, indica a insituição portuguesa, em comunicado.

aCasa do Gaiato de Moçambique acolhe jovens abandonados ou em situação difícil entre os três e os 20 anos, assegurando-lhes escolaridade, cuidados de saúde e formação profissional em diferentes áreas. além de dormitórios e de 13 salas de aula, dispõe de uma enfermaria e de dez oficinas, de carpintaria, serralharia, sapataria, eletricidade, canalização, mecânica, agropecuária e artefatos de cimento.