Para sensibilizar a sociedade civil da importância das famílias de acolhimento para as crianças, a instituição Mundos de Vida vai realizar a «maior caminhada do mundo em pijama»
Para sensibilizar a sociedade civil da importância das famílias de acolhimento para as crianças, a instituição Mundos de Vida vai realizar a «maior caminhada do mundo em pijama» a instituição Mundos de Vida, de Famalicão, pretende realizar a maior caminhada do mundo em pijama no próximo dia 1 de junho. O objetivo é reunir 25 mil participantes, em caminhadas que decorrerão em simultâneo em vários concelhos dos distritos de Braga e Porto, para fomentar o aumento de famílias de acolhimento e a consequente diminuição do número de crianças institucionalizadas em Portugal, que atualmente ascende a mais de 8. 100.
a caminhada integra-se no âmbito da campanha Procuram-se abraços, que a Mundos de Vida lançou há sete anos, para encontrar famílias de acolhimento. as 8. 142 crianças atualmente institucionalizadas em Portugal não podem abraçar uma família, alertou Manuel araújo, responsável daquela instituição, em declarações à agência Lusa.
atualmente, e de acordo com os dados fornecidos por Manuel araújo, apenas cinco por cento das crianças de risco em Portugal estão em famílias de acolhimento, estando todas as outras institucionalizadas. No concelho de Famalicão, e em resultado da campanha Procuram-se abraços, aquela percentagem já ascende a 37 por cento. Contudo, estes números ainda ficam muito longe dos de Inglaterra ou de França, por exemplo, países onde as percentagens de crianças institucionalizadas são, respetivamente, de 77 e 62 por cento.
a Mundos de Vida já assistiu à criação de 101 famílias de acolhimento, contando com um total de 88 crianças acolhidas. Neste momento, existem 32 famílias em ação, que acolhem 49 menores. aquela instituição criou uma bolsa de famílias de acolhimento, a que recorre sempre que recebe solicitações da Segurança Social.
Por sua vez, Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão, elogiou a instituição pelas ações que realiza para combater a institucionalização das crianças. Um combate que, como referiu Manuel araújo, em Portugal ainda é muito difícil, devido à burocracia que o processo envolve. Fundada em 1984, a Mundos de Vida é uma instituição de solidariedade social que conta com 80 colaboradores e que presta apoio a mais de 500 crianças e idosos.