a Irmandade de São Bento da Porta aberta quer abrir uma escola para as famílias, a qual irá defender os valores da matriz cristã
a Irmandade de São Bento da Porta aberta quer abrir uma escola para as famílias, a qual irá defender os valores da matriz cristã a Irmandade de São Bento da Porta aberta está empenhada em criar uma escola para as famílias, baseada nos ensinamentos do monge beneditino italiano Massimo Lapponi. O estabelecimento de ensino terá uma estrutura física, mas por enquanto não existe uma previsão sobre quando será implementada e começará a funcionar.
Segundo Carlos aguiar Gomes, membro da Mesa da Irmandade, esta será uma escola não académica como Massimo Lapponi propõe, mas um centro de formação com agilidade de adaptação dos diferentes saberes à nossa realidade. Para que tal ideia seja concretizada, o responsável admitiu a criação de uma comissão de trabalho.
Estas informações foram dadas à margem do congresso sobre São Bento, que decorreu nos últimos dias naquele santuário no concelho de Terras de Bouro, e que contou com um elevado número de participantes. Massimo Lapponi, monge beneditino italiano, esteve presente no encontro e defendeu que é absolutamente necessário criar uma escola destinada a pais e a noivos, capaz de oferecer todas as condições conducentes à aquisição de uma formação adequada.
É preciso ter a coragem e o entusiasmo para criar uma escola que não existe: uma escola para os pais. E não deve ser uma escola de índole académica, que dispense graus e diplomas de mérito, deve ser uma escola com finalidades exclusivamente práticas, disse, citado pelos serviços de comunicação arquidiocesanos.
Para este monge da abadia de Santa Maria de Farfa (Itália), e professor de Ética e de Filosofia da Religião, a crise da família não resulta apenas das pressões que sobre ela exerce a sociedade ou de eventuais lacunas legislativas, mas também de hábitos de vida quotidiana, que paulatinamente, e ao longo de décadas se foram introduzindo nos lares, acabando por condicionar negativamente os hábitos e comportamentos.
a crise atual na vida familiar advém principalmente do facto de os hábitos quotidianos da família terem, desde há muito, amplamente dispensado a potência renovadora do Espírito Santo, afirmou. Por isso,Massimo Lapponi propõe uma pequena revolução aplicando a Regra de São Bento às famílias, referindo que ela ensina a nobreza dos trabalhos domésticos, que conferem mérito e elevam em caridade.