«Eu tenho um dom e estou aqui para dá-lo a vocês. Eu estou aqui para evangelizar», disse a jovem freira italiana Cristina Scuccia, natural da Sicí­lia. a irmã participava no concurso de talentos do programa «The Voice», da RaI2
«Eu tenho um dom e estou aqui para dá-lo a vocês. Eu estou aqui para evangelizar», disse a jovem freira italiana Cristina Scuccia, natural da Sicí­lia. a irmã participava no concurso de talentos do programa «The Voice», da RaI2

a irmã Cristina teve uma juventude marcada pela rebeldia contra a Igreja, mas após um musical feito na sua paróquia acabou por mudar de opinião e decidiu tornar-se membro das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família de Milão, cidade onde vive atualmente.

antes de tomar a decisão do rumo da sua vida, a jovem estava dividida entre continuar os seus estudos universitários de Belas artes ou entrar no convento, mas ela encontrou na música, cantando na Igreja, a forma de evangelizar e partilhar o seu talento artístico.

Depois do percurso tradicional de reflexão, airmã realizou o seu noviciado no Brasil, onde veio a confirmar que a música era o seu instrumento para evangelizar e para a sustentar na sua missão de ajudar crianças de rua. a música ajudou-me a entrar em contato com as crianças, e redescobri o canto como forma de louvar o Senhor e como uma exigência da minha alma para usá-lo como instrumento para tocar os seus corações, disse a religiosa ao site Credere. it.

Cristina, agora com 25 anos, participou no concurso de talentos do programa televisivo The Voice, da RaI2, em 19 do corrente, quarta-feira passada. E foi uma surpresa, não só para os jurados, mas para os espectadores presentes. a canção que interpretou No one. de alicia Keys, está a fazer furor nos meios de comunicação social. O vídeo foi publicado esta semana no YouTube e alcançou quase três milhões de visualizações. Deixou todos estupefactos pela qualidade e vida que a cantora emprestou à composição, irradiando uma alegria e beleza melódica contagiante.

antes do evento, como de costume no concurso, ela fez um vídeo-clipe, sendo animada pelas suas superioras a participar quando recebeu o convite da produção. após ter sido escolhida para ir ao concurso disse: agora esta é a minha missão.

a reação dos jurados à sua prestação foi interessante. Uma das juradas do concurso, famosa em todo o mundo pela sua longa carreira musical, a cantora Raffaela Carrà perguntou: Você é uma freira de verdade?. Sou uma freira verdadeiríssima, respondeu a irmã Cristina. Mas como é que você decidiu vir aqui? O que lhe deu?. Eu tenho um dom e estou aqui para dá-lo a todos vocês, respondeu sorridente a freira. ainda surpresa, Rafaella Carrà perguntou: E o que acha que o Vaticano vai dizer da sua participação no The Voice?. Olha, eu não sei. Espero um telefonema do papa Francisco a dar-me os parabéns. Já que ele nos convida a sair, a evangelizar, a dizer que Deus não nos tira nada, muito pelo contrário, dá-nos ainda mais. eu estou aqui por isso, disse a Irmã Cristina.

Cristina é agora a mulher de quem se fala, depois da sua interpretação naquele concurso de talentos anónimos, onde assegurou a passagem à segunda fase. Claro está que o talento é algo de muito pessoal e portanto uma freira também o pode ter, mas não é comum que mulheres que se dedicam à vida religiosa saltem para os palcos de um programa televisivo.

Foi precisamente o que aconteceu com esta irmã em Itália, que emocionou, arrebatou e surpreendeu tudo e todos. E porquê? Está a seguir a sua vocação religiosa usando os talentos que possui em favor dos outros. E fá-lo em consciência, transmitindo a alegria de viver a fé em Cristo. Será que cada um de nós está a fazer o mesmo, ou andaremos distraídos?