O bairro da Mouraria vai ter visitas guiadas acessí­veis a qualquer pessoa. Tal vai acontecer no âmbito do projeto «Mouraria para Todos», que contribuirá para a «para a inclusão social e cultural de pessoas portadoras de necessidades especiais»
O bairro da Mouraria vai ter visitas guiadas acessí­veis a qualquer pessoa. Tal vai acontecer no âmbito do projeto «Mouraria para Todos», que contribuirá para a «para a inclusão social e cultural de pessoas portadoras de necessidades especiais» a associação Renovar a Mouraria, em Lisboa, vai apresentar o projeto de inclusão Mouraria para Todos este sábado, 22 de março. a iniciativa passa por tornar as visitas guiadas, feitas por aquela entidade, acessíveis a todos. Segundo Joana Deus, técnica da associação, o projeto pretende contribuir para a inclusão social e cultural de pessoas portadoras de necessidades especiais, nomeadamente cegos, surdos e pessoas com mobilidade reduzida.
No âmbito desta ação, foram criados percursos adaptados tendo em conta as necessidades de cada público, que passaram pela instalação de rampas de acesso a urbanística e por ter atenção à questão dos invisuais, para que sintam alguns dos monumentos, explicou Joana. a visita de surdos vai contar com tradução em língua gestual, acrescentou Filipa Bolotinha, vice-presidente da associação.
No futuro, pretende-se fazer com que o público-alvo do projeto se transforme em guia. Entretanto, está já certa outra iniciativa para que as comunidades imigrantes se estreiem no papel de guias nestas visitas, contou Filipa. O novo programa irá centrar-se em percursos que são feitos, idealizados e promovidos por elementos das comunidades imigrantes através dos quais vão dar a conhecer a sua cultura e a sua visão do bairro e como conseguem continuar a seguir as suas tradições vivendo aqui, explicou a vice-presidente, sublinhando que a ideia é promover a multiculturalidade.
Criada há seis anos, a associação Renovar a Mouraria já possibilitou, por exemplo, a reabilitação do espaço público de alguns urbanística. além disso, deixou de haver estigma relativamente à Mouraria. O bairro [agora] é visitado e as pessoas já querem vir morar cá, adiantou Filipa, em declarações à agência Lusa.