O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, vai presidir à dedicação e inauguração da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa. O novo espaço tem capacidade para receber quase 700 pessoas
O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, vai presidir à dedicação e inauguração da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa. O novo espaço tem capacidade para receber quase 700 pessoas a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa, vai ser inaugurada no próximo dia 30 de março. a dedicação do novo espaço será presidida por Manuel Clemente, patriarca de Lisboa. O projeto é da autoria do arquiteto José Maria Dias Coelho. além de um complexo paroquial, o profissional centrou-se na construção de um templo, inspirado em Nossa Senhora dos Navegantes e nos oceanos, que foi o tema da Expo 98, em cujo território nasceu a nova freguesia do Parque das Nações.

Com capacidade para receber quase 700 pessoas, a igreja tem uma arquitetura circular, pensada e executada como casa e escola de comunhão, onde a disposição dos espaços e da assembleia, convergem para o que deve ser o seu centro: o altar, centro da ação litúrgica da eucaristia, explicam os responsáveis pela paróquia, num comunicado enviado à agência Ecclesia.

No mesmo documento pode ler-se que o objetivo foi criar um local de culto, de encontro com Deus, adaptado a uma liturgia renovada e participativa, com uma disposição dos fiéis à volta do altar, em detrimento da disposição clássica em filas paralelas. a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes tem uma torre, com cerca de 40 metros de altura, que tem uma evocação marítima. No interior da igreja, a arte é da autoria do escultor alípio Pinto e evoca os mistérios luminosos do rosário, tendo o retábulo principal a referência à transfiguração de Cristo.