João Cunha e José Marques foram distinguidos entre mais de 260 docentes de 97 países, por projetos desenvolvidos na área da inovação e educação especialJoão Cunha e José Marques foram distinguidos entre mais de 260 docentes de 97 países, por projetos desenvolvidos na área da inovação e educação especialOs professores portugueses João Cunha e José Marques foram premiados na gala de encerramento do Fórum Global de Educação da Microsoft, realizada em Barcelona (Espanha). José Carlos Marques, de Lisboa, é o responsável pelo projeto Kodu na Sala de aula.
Desenvolvido com crianças com necessidades educativas especiais, este projeto pretende ampliar o pensamento lógico e estimular a criatividade, incentivar o processo de aprendizagem encorajando o desenvolvimento intelectual e conceitos matemáticos, e criar um jogo com base numa história imaginada pelos mais pequenos, explica a Microsoft, em comunicado.
Por sua vez, o professor João Cunha, de Braga, alcançou o 2. º lugar da competição no concurso Learn-a-Thon, na categoria Combate à Pobreza, graças ao projeto Hands on Robots, que tem como objetivo desenvolver competências de colaboração e pensamento computacional.
Segundo Vânia Neto, diretora para a Educação da Microsoft Portugal, a conquista de dois prémios neste concurso reforça o reconhecimento do trabalho efetuado pelos professores portugueses na utilização efetiva da tecnologia para melhorar a aprendizagem, a criatividade e os resultados escolares dos alunos.
De acordo com esta responsável, os professores que participam neste concurso são dos melhores do mundo. Termos tido dois professores portugueses premiados é um motivo de enorme orgulho. Os professores são quem pode fazer a diferença no futuro da educação e no sucesso dos alunos, realça.
O Fórum Global de Educação da Microsoft reconhece os êxitos daqueles que estão envolvidos no processo de educação. O evento reúne os participantes dos programas Professores Inovadores e Escolas Inovadoras, que a Microsoft desenvolve em todo o mundo.
Em Barcelona estiveram reunidos mais de 1000 professores e diretores de escola de 97 países, além de parceiros, representantes governamentais e especialistas em educação. Os portugueses João Cunha e José Marques distinguiram-se entre mais de 260 daqueles que são já considerados os professores mais inovadores do mundo. Os projetos foram avaliados por um painel internacional constituído por especialistas e profissionais de educação de vários países.