Francisco, no dia em que comemorou um ano como chefe da Igreja Católica, deixou uma mensagem na sua página do Twitter. Mais concretamente, fez um pedido, que certamente deixou perplexos muitos dos seus seguidores: «Rezem por mim»
Francisco, no dia em que comemorou um ano como chefe da Igreja Católica, deixou uma mensagem na sua página do Twitter. Mais concretamente, fez um pedido, que certamente deixou perplexos muitos dos seus seguidores: «Rezem por mim»

O mesmo pedido, que fez após ser eleito papa, voltou agora a repeti-lo através de uma mensagem no Twitter. Um ano passou e a ação de Francisco foi fértil em surpresas, tendo em conta a forma simples, mas cativante, como ousou transmitir a mensagem evangélica para o interior da Igreja, mas também para o exterior. Ficaram na retina aqueles gestos espontâneos que emocionaram até mesmo os mais descrentes. Lembramos por exemplo o batismo de um filho de uma mãe solteira; a cerimónia do lava-pés quando beijou e lavou os pés de rapazes e raparigas, uma era muçulmana; quando condenou a marginalização dos homossexuais. Esta forma de estar e agir de Francisco levam a concluir a sua preferência pelos mais pobres, por aqueles que mais precisam, ostracizando a riqueza e luxo que, erradamente, a Igreja ainda ostentava.

Num ano de pontificado Francisco já produziu alguns documentos importantes, sendo a exortação apostólica Evangelii Gaudium’ ( a alegria do Evangelho) possivelmente o mais visível para muitos católicos. a encíclica Lumen Fidei’ ( a luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI representa outra obra de muito valor.

a nível interno o Papa criou uma Secretaria para a Economia e um Conselho de Cardeais, composto por membros dos cinco continentes, para o aconselharem no Governo da Igreja e na reforma da Constituição’ do Vaticano, aprovando nova legislação para regular a atividade financeira da Santa Sé.

Por outro lado convém também recordar a sua visita ao Brasil, onde esteve presente no Congresso Mundial da Juventude, jornada em que conseguiu demonstrar o seu imenso carinho pelos jovens, com estes a corresponder-lhe em massa.

Utilizando uma das redes sociais mais conhecidas, o Twitter – onde tem 12 milhões de seguidores – o papa faz um pedido pouco usual, que revela a sua imensa humildade, apesar de investido como representante de Pedro. Certamente que pretende dar um sinal ao mundo. Não só pediu para rezarem por ele – fê-lo em 13 de março – como deu o exemplo. Estava desde o domingo anterior em retiro espiritual quaresmal com mais de 80 cardeais e bispos. O retiro decorreu em ariccia, localidade a cerca de 30 quilómetros a sudeste de Roma. a semana de exercícios espirituais é tradicional durante a Quaresma, mas a novidade introduzida por Francisco foi sair do Vaticano para vivê-la de forma mais intensa.

a imagem da Igreja no mundo está a mudar, graças a Francisco. até mesmo aqueles cujo ideal não se coaduna com os ensinamentos da fé demonstram um respeito ímpar, pois o papa não só prega como demonstra por obras a sua eficácia. Será oportuno recordar que Nossa Senhora, em 1917, também pediu oração e penitência. Incentivou os pastorinhos à oração pelos pecadores, para desagravar Nosso Senhor também dessa forma, de acordo com o testemunho daqueles. O Santo Padre solicitou as orações do povo quando assumiu o pontificado, repetiu-o agora um ano depois. O poder da oração é deveras importante para a humanidade, assim cada um de nós tenha isso em conta e proceda de harmonia com essa premissa.