Disse Deus a abraão: «Sai da tua terra, deixa os teus parentes e a casa paterna, e parte para o país que eu te indicar? E por causa de ti se considerarão abençoadas todas as gerações da terra»
Disse Deus a abraão: «Sai da tua terra, deixa os teus parentes e a casa paterna, e parte para o país que eu te indicar? E por causa de ti se considerarão abençoadas todas as gerações da terra»abraão, dois mil anos antes de Cristo, não conhece o Deus verdadeiro. Deus aparece-lhe e pede-lhe para sair da terra onde vive e partir para um país desconhecido. abraão obedece ao pedido de Deus e torna-se pai duma sociedade de crentes que se fundam na sua fé. E também fonte de união numa humanidade já nesses tempos dividida por tantos interesses egoístas.
a chamada de Deus a abraão não é primariamente para deixar a sua família, a sua parentela, mas para que ele próprio abandone o passado da sua vida em que o Criador não tinha lugar. abraão é chamado a fundar uma vida de relacionamento com, e de obediência a, Deus. Será isto mesmo que mais tarde Jesus Cristo pedirá aos seus apóstolos e a todos os seus discípulos: abandonar as próprias maneiras de ser e ver a vida, para aceitar a proposta de viver e ver tudo através do coração e a mente de Deus.
a aceitação da chamada que Deus lhe faz torna abraão causa de bênção para todos os povos e nações: Em ti, diz Deus, serão abençoadas todas as famílias da terra (v. 3): Todas as nações que imitarem abraão na sua fé e relacionamento com Deus serão abençoadas. as nações que não aceitarem este relacionamento com Deus à maneira de abraão, não receberão essa bênção (v. 3).
Olhando hoje para a família humana dilacerada por tantas divisões, deveria ser lógico convencermo-nos que a causa de tanto mal é o abandono dos Mandamentos do Deus que tudo criou, e são as leis que se opõem à aceitação da chamada de Deus que pede um relacionamento sério com ele para dele se receber a bênção. E esta desobediência, especialmente dos líderes, lança os povos no marasmo de crises que tanto sofrimento causa nas populações.
Só em Deus pode descansar a alma do ser humano.como diz o Salmo Responsorial, O Senhor olha pelos seus fiéis, por aqueles que esperam no seu amor, para lhes dar a vida no tempo da adversidade. E S. Paulo proclama: Cristo destruiu a morte e, por meio do evangelho, fez brilhar sobre nós a vida e a imortalidade (2 Tim 1,10). Na sua Transfiguração, Cristo mostrou-nos a sua origem divina: n’Ele e com Ele também nós nos transformaremos à sua imagem e semelhança.