Durante sete dias, vão decorrer em Portugal um conjunto de atividades de reflexão e debate, no âmbito da Semana Nacional da Cáritas. Entre as várias ações está o peditório público a favor dos mais pobres, que será realizado por milhares de voluntários
Durante sete dias, vão decorrer em Portugal um conjunto de atividades de reflexão e debate, no âmbito da Semana Nacional da Cáritas. Entre as várias ações está o peditório público a favor dos mais pobres, que será realizado por milhares de voluntários a Semana Nacional da Cáritas vai realizar-se de 17 a 23 de março, com o tema Unidos no amor, Juntos contra a fome. além de um conjunto de ações locais, promotoras de reflexão e debate entre os cidadãos, a iniciativa é marcada pelo peditório público, que se realizará em várias cidades e estabelecimentos comerciais, de 20 a 23 de março.
Este gesto público é de uma importância fulcral para a Cáritas, em Portugal, já que reverte a favor dos diferentes projetos sociais concretizados em cada uma das Cáritas Diocesanas do país, explica a organização humanitária, em comunicado.
Para que o peditório público seja possível, milhares de voluntários vão apelar à generosidade e à partilha. Um gesto comunitário e também de desafio já que lembra a cada português que todos estamos implicados na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Sem o contributo de cada um de nós não poderá nunca haver uma verdadeira noção de bem comum, refere Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
Este ano, o tema da Semana Nacional da Cáritas está integrado na campanha internacional de luta contra a fome Uma só família humana, alimento para todos, promovida pela Caritas Internationalis, e que tem como objetivo combater a fome e o desperdício alimentar e alertar para o respeito inalienável pelo direito à alimentação.
Em Portugal, a Cáritas mantém-se firme no apoio à população, preferencialmente a mais carenciada, e vai dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver, propondo caminhos de reconstrução para aqueles cujas vidas foram marcadas pela crise. No último ano, o peditório público da Cáritas angariou 296 mil euros.