a operação «Censos Sénior», realizada pela GNR e que permitiu identificar o número de idosos que vivem sozinhos ou isolados em Portugal, mereceu os elogios do presidente da Cáritas Portuguesa
a operação «Censos Sénior», realizada pela GNR e que permitiu identificar o número de idosos que vivem sozinhos ou isolados em Portugal, mereceu os elogios do presidente da Cáritas PortuguesaEugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, enaltece o trabalho da GNR na operação Censos Sénior, uma ação que permitiu identificar 33. 963 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país, mais 5. 766 do que na campanha realizada o ano passado. O responsável pela organização humanitária disse não estar surpreendido com o aumento do número de idosos sem companhia, destacando que a crise e a austeridade vieram acentuar um problema já existente.
Estamos gratos às forças de segurança por terem feito este trabalho tão significativo e tão meritório que vem trazer ao de cima um alerta para o problema e para as situações de maus tratos, que nos deviam envergonhar, frisou Eugénio Fonseca, adiantando que este trabalho teve outro mérito: o de conseguir que as pessoas mais velhas depositassem confiança na GNR.
O presidente da Cáritas recordou ainda o aumento de agressões a idosos e os assaltos aos que vivem isolados e debilitados. Por isso é que tenho vindo a propor [desde há três anos] a criação de um comissão tão próxima quanto possível ao nível concelhio de proteção dos mais velhos, que tivesse o mesmo papel que têm com as crianças, para que se sinalizem casos de negligência grave, casos de maus tratos para que as pessoas agredidas possam ser defendidas, destacou, em declarações à agência Lusa.
Para Eugénio Fonseca, estas comissões podiam funcionar com os recursos humanos já existentes, bastando apenas congregar os recursos técnicos das instâncias e definir uma estratégia. Na altura o que me foi dito é que não se justificava porque o provedor de Justiça já tinha essas competências e porque se pensava que iria onerar o já debilitado Orçamento do Estado, lembrou.
Os dados da operação, tornados públicos esta terça-feira, 11 de março, indicam que dos 33. 963 idosos sinalizados pela GNR, 21. 286 vivem sozinhos, 4. 281 residem em locais isolados e 3. 026 vivem sozinhos e isolados. Tal como no ano passar, Viseu é o distrito com o maior número de idosos a viverem sozinhos ou isolados, onde foram identificados 2. 945.