Está prestes a abrir um albergue de peregrinos em Coimbra. O novo espaço é especialmente dirigido aos peregrinos do caminho de Santiago de Compostela, mas também estará «ao dispor» dos de Fátima
Está prestes a abrir um albergue de peregrinos em Coimbra. O novo espaço é especialmente dirigido aos peregrinos do caminho de Santiago de Compostela, mas também estará «ao dispor» dos de Fátima a cidade de Coimbra vai ter um albergue com capacidade para acolher até 14 peregrinos. O novo espaço da Confraria Rainha Santa Isabel será inaugurado no próximo sábado, 15 de março, e apesar de estar focado nos peregrinos do caminho de Santiago de Compostela, também estará ao dispor dos de Fátima.
O albergue vai funcionar na casa do sacristão da igreja com o nome da padroeira, que se situa no Mosteiro Santa Clara-a-Nova. Embora a lotação seja para 14 pessoas, podem-se albergar mais algumas, recorrendo-se a colchões e sofás cama, disse antónio Rebelo, presidente da confraria.
a Igreja Rainha Santa Isabel pertence à rota dos caminhos de Santiago, e a inauguração do albergue é uma maneira para recuperar o espírito de peregrinação da padroeira, que sempre procurou ajudar os peregrinos, acrescentou o responsável, em declarações à agência Lusa.
De acordo com o presidente da confraria, a casa do sacristão já estava preparada. Foi apenas necessário um investimento de cerca de três mil euros em colchões, beliches, mesas e instalação do gás, entre outras despesas.
Segundo antónio Rebelo, a Igreja Rainha Santa Isabel já recebe muitos peregrinos que solicitam o carimbo na credencial de peregrinação dos caminhos de Santiago, sendo que, com o albergue, serão aprofundadas estratégias de turismo religioso. O preço da estadia no albergue é dez euros por noite, de forma a compensar os gastos.