Os investigadores Célia Kun-Rodrigues e Jordi Salmona, do Instituto Gulbenkian de Ciência, estão a contribuir para a preservação de uma
espécie de lémures considerada em risco de extinção
Os investigadores Célia Kun-Rodrigues e Jordi Salmona, do Instituto Gulbenkian de Ciência, estão a contribuir para a preservação de uma
espécie de lémures considerada em risco de extinção Dois investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) conseguiram fazer uma primeira estimativa da presença de uma espécie de lémures considerada em risco de extinção – o sifaka de Coquerel – no seu último abrigo, o Parque Nacional ankarafantsika (aNP), localizado em Madagáscar. O trabalho foi recentemente publicado na revista american Journal of Primatology e as informações derivadas da investigação são um apoio para o planeamento de estratégias de conservação.

Em campo, os investigadores Célia Kun-Rodrigues e Jordi Salmona verificaram um grande decréscimo das populações nos últimos 20 a 30 anos, chegando a atingir um declínio de 90 por cento, em pelo menos uma área do parque. Uma estimativa preliminar do tamanho total da população no aNP, realizada pelos investigadores, mostra que existem aproximadamente 47. 000 exemplares.

a perda de habitat e a caça furtiva são provavelmente osprincipais fatores responsáveis pelo declínio desta espécie, assinala a Fundação Calouste Gulbenkian, em comunicado. Lounés Chikhi diz estarem convictos de que são necessárias ações de conservação ao nível da comunidade, mas também a uma escala geográfica mais alargada, para reduzir o consumo de carvão nas localidades adjacentes e a desflorestação.

Célia Kun-Rodrigues foi bolseira Optimus alive durante o ano que trabalhou sob supervisão de Lounés Chikhi para realizar este projeto. as bolsas Optimus alive são o resultado de uma parceria estabelecida entre a Everything is New, promotora do festival de música Optimus alive, e o Instituto Gulbenkian de Ciência. Jordi Salmona é aluno do programa de doutoramento do IGC.