O diretor do Museu do Santuário de Fátima vai conduzir a palestra «O segredo de Fátima – uma abordagem histórico-cultural», no âmbito da inciativa jantares-conferência, promovida pelo Museu de arte Sacra e Etnologia
O diretor do Museu do Santuário de Fátima vai conduzir a palestra «O segredo de Fátima – uma abordagem histórico-cultural», no âmbito da inciativa jantares-conferência, promovida pelo Museu de arte Sacra e Etnologia

O Museu de arte Sacra e Etnologia (MaSE), dos Missionários da Consolata, em Fátima, vai realizar dia 27 de março o seu primeiro jantar-conferência, que decorrerá no Hotel Pax. Marco Daniel Duarte, que é também diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, vai conduzir a primeira conferência, com o tema O segredo de Fátima – uma abordagem histórico-cultural.

Em comunicado, os responsáveis pela iniciativa frisam que o Segredo de Fátima constitui um dos temas mais importantes da história religiosa contemporânea, que alimentou muitas especulações e continua a suscitar o interesse da comunidade religiosa e científica. a abordagem cultural aos manuscritos de Lúcia (primeira, segunda e terceira partes) é, necessariamente, uma chave interpretativa quer do contexto de produção quer dos quadros históricos que compõem o Segredo, destaca o MaSE.

além de dirigir o Museu e o Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte é diretor do departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Doutorado em História da arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o responsável pertence à academia Portuguesa da História, é membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra.

O evento terá início às 19h45 com o acolhimento, sendo o jantar às 20h00, seguindo-se depois a conferência. Os interessados poderão fazer as suas reservas online até ao próximo dia 24. através dos jantares-conferência, o Museu de arte Sacra e Etnologia pretende levar convidados a Fátima, todos os meses, para apresentarem temáticas sobre variadas áreas que podem passar pela religião, turismo, artes, cultura e património.