através de uma nota pastoral, antónio Vitalino, bispo de Beja, alerta para a mentira e injustiça presentes nos projetos financeiros e políticos em Portugal e no mundo
através de uma nota pastoral, antónio Vitalino, bispo de Beja, alerta para a mentira e injustiça presentes nos projetos financeiros e políticos em Portugal e no mundoEm Portugal, na Europa e também ao nível das relações intercontinentais a mentira, a injustiça, a corrupção [e] a doutrina maquiavélica de que os fins justificam os meios, por mais falsos e injustos que sejam, parecem reinar nos projetos pessoais, familiares, comunitários, culturais, laborais, empresariais, financeiros e políticos.

as palavras são de antónio Vitalino, bispo de Beja, e fazem parte da sua última nota pastoral, divulgada esta semana, com o título aprender a ler e aplicar. De acordo com o prelado, os cidadãos vivem como se Deus não existisse, mas perante alguns desafios com os quais são confrontados, como a doença ou a guerra, ficam escandalizados por Deus não intervir.

No mesmo documento, o bispo de Beja reconhece que é difícil para as pessoas discernirem a quem devem prestar atenção devido à multiplicidade das mensagens. Por isso, o prelado sugere aos fiéis que prestem atenção à Bíblia, tentando lê-la, escutá-la e compreender a sua mensagem, e enaltece este livro que ajudou biliões de pessoas de todas as línguas e em todo o mundo a descobrir o essencial da vida.