Em itinerância pela Madeira, a exposição «Damas de Carvão» tem suscitado no público «uma grande solidariedade». Os cidadãos têm sido «bastante generosos nos donativos», de forma a melhorarem as condições de vida da população da Costa do Marfim
Em itinerância pela Madeira, a exposição «Damas de Carvão» tem suscitado no público «uma grande solidariedade». Os cidadãos têm sido «bastante generosos nos donativos», de forma a melhorarem as condições de vida da população da Costa do Marfim a exposição fotográfica Damas de carvão, apresentada pela primeira vez em Fátima, no Museu de arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata, e que retrata o dia a dia de mulheres marfinenses que trabalham na produção de carvão, está em itinerância pela Região autónoma da Madeira (RaM).

Segundo Francisco Figueira, responsável pela exposição no arquipélago, a mostra está a ter um impacto bastante positivo junto das populações das paróquias. as pessoas têm revelado muita sensibilidade pelo tema, sobretudo pela força de vontade destas mulheres, pela sua coragem e grande fé, que lutam quotidianamente, pela vida, pela família, para que os filhos possam ter outras oportunidades que elas não tiveram, destacou.

De acordo com este responsável, o trabalho das carvoeiras da Costa do Marfim, dado a conhecer através das fotografias de ana Paula Ribeiro, tem levado os visitantes a manifestarem o seu apreço e solidariedade com esta causa tão nobre. além disso, os cidadãos têm sido bastante generosos nos donativos que oferecem, para que os Missionários da Consolata possam continuar a dinamizar atividades de formação e construção de um mundo novo para estas gentes, sublinhou Francisco.

Sem uma entidade na retaguarda para tratar do transporte, organização, montagem e divulgação da exposição, Francisco Figueira decidiu, por motivos profissionais e familiares, apresentar a exposição quinzenalmente, aos fins de semana, em diferentes paróquias. Para que tal fosse possível, foi elaborado um plano das paróquias a visitar, criada uma articulação com os párocos e foram estabelecidas as datas para montagem e divulgação da exposição. a mostra tem sido montada em cada paróquia, no interior das igrejas, para ser visualizada aquando da realização das eucaristias.

Depois de ter sido apresentada em diversas paróquias nos concelhos de Câmara de Lobos e no Funchal, a exposição passará ainda por várias paróquias e outros concelhos da RaM. Em declarações à Fátima Missionária, o responsável pela divulgação da mostra no arquipélago afirmou que sido muito bem recebida pelas pessoas.

as reações das pessoas têm sido muito positivas, de uma grande solidariedade, generosidade, carinho, ajuda, enfim sentimentos de quem quer estar perto destas mulheres que não perderam a vontade de vencer e de lutar pelos seus objetivos mais nobres, contou Francisco Figueira. a exposição Damas de Carvão foi levada para a Madeira em outubro de 2013, por Maria Carlos Ramos, na altura coordenadora dos Centros Comunitários do Instituto de Segurança Social da Madeira, para ser exposta no Fórum Comunitário para a Erradicação da Pobreza, iniciativa que contou com a participação de um grupo numeroso de pessoas.