Perante centenas de consagrados presentes em Fátima, o missionário antónio Fernandes pediu um «olhar de minoria» para que seja possível «ver a realidade com outros olhos»
Perante centenas de consagrados presentes em Fátima, o missionário antónio Fernandes pediu um «olhar de minoria» para que seja possível «ver a realidade com outros olhos»Na 29a Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, que está a decorrer em Fátima, antónio Fernandes, Superior Provincial dos Missionários da Consolata em Portugal, pediu aos participantes um olhar de minoria. É importante viver as virtudes da alegria e da esperança com o sentido de que somos peregrinos e estrangeiros, sublinhou o religioso, adiantando que tal posição ajuda a criar opções de que somos de minoria ou de que somos pequenos restos.

Perante as centenas de pessoas presentes no Centro Pastoral Paulo VI, antónio Fernandes explicou que um olhar de minoria ajudará os consagrados a ver a realidade com outros olhos. Durante a sua intervenção na Semana de Estudos, que decorreu na tarde desta segunda-feira, 3 de março, o missionário falou sobre as virtudes da esperança e alegria a partir da sua experiência de vida.

a esperança necessita do risco da nossa vida. Não podemos navegar em mares tranquilos, afirmou o missionário, pedindo aos participantes para não terem medo de partir. Contudo, antónio Fernandes deixou um alerta. Se queremos partir, temos o dever e a obrigação de aprender a sentar-se com o outro, frisou.

aos ouvintes concentrados na Cova da Iria até terça-feira, 4, dia em que termina o encontro, o sacerdote falou sobre o seu grande desafio diário. acordo sem fé. Não a tenho com um dado adquirido. O meu grande exercício é chegar à noite e dizer que consegui viver com fé. Este é um dom que eu tenho que conquistar diariamente, contou.

além de antónio Fernandes, também Maria do Rosário Virgílio, Serva do apostolado, e o padre Fernando Sampaio falaram ao público sobre outras virtudes como a bondade, a ternura, a escuta e o acolhimento. a Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada iniciou no passado sábado, dia 1, com o tema a arte de cuidar na Vida Consagrada: cuidar de si mesmo, dos irmãos e da terra.