O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, considera ser possível reduzir as ameaças à vida selvagem. Por isso, no Dia Mundial da Vida Selvagem, o responsável pede a todos os setores da sociedade que ajudem a acabar com o tráfico das espécies
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, considera ser possível reduzir as ameaças à vida selvagem. Por isso, no Dia Mundial da Vida Selvagem, o responsável pede a todos os setores da sociedade que ajudem a acabar com o tráfico das espéciesO Dia Mundial da Vida Selvagem é comemorado, pela primeira vez, esta segunda-feira, 3 de março. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recorda que 5,6 mil espécies de animais e 30 mil tipos de plantas correm o risco de extinção e sofrem com o tráfico ilegal.
De acordo com o responsável, citado pela Rádio ONU, as consequências para o meio-ambiente e para a economia são profundas. Uma das preocupações é com o impacto do tráfico na paz e na segurança de vários países onde há crime organizado e terrorismo.
Ban Ki-moon considera ser possível reduzir as ameaças à vida selvagem. Por isso, neste primeiro dia mundial, o secretário-geral das Nações Unidas pede a todos os setores da sociedade que ajudem a acabar com o tráfico das espécies.
Por sua vez, John Scanlon, secretário-geral da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies ameaçadas da Fauna e da Flora Silvestres (CITES), recordou que várias regiões africanas beneficiam, por exemplo, com as receitas geradas com o turismo de safaris, e alertou para o aumento da caça ilegal de elefantes e de rinocerontes para o tráfico do marfim.
Para comemorar o primeiro Dia da Vida Selvagem, a Organização das Nações Unidas em Genebra inaugura a exposição fotográfica Selvagens e Preciosos e, em Nova Iorque, será realizado um debate sobre a contribuição dessas espécies para o desenvolvimento sustentável.