Os cerca de trinta crianças e jovens que constituem a orquestra «Os Violinos da Verney» vão tocar peças de Vivaldi e Bach. O concerto solidário visa dar a conhecer e apoiar este projeto de inclusão
Os cerca de trinta crianças e jovens que constituem a orquestra «Os Violinos da Verney» vão tocar peças de Vivaldi e Bach. O concerto solidário visa dar a conhecer e apoiar este projeto de inclusão a orquestra Os Violinos da Verney, constituída por cerca de trinta crianças e jovens entre os dez e os dezasseis anos de idade, vai dar um concerto solidário no próximo dia 9 de março, pelas 16h00, no auditório do Centro Missionário allamano, dos Missionários da Consolata, em Fátima.

O valor da entrada para o concerto é de dois euros e reverterá para este projeto musical. Criada em 2008, a orquestra é fruto de um protocolo entre a academia de Música de Lisboa e a Escola Básica Luís antónio Verney (Lisboa). Classificada pelo Ministério da Educação como TEIP (Programa de Territorialização de Políticas Educativas e Intervenção Prioritária), a Escola Básica Luís antónio Verney tem uma população escolar que se caracteriza pelos elevados índices de insucesso e abandono escolar, assinalam em comunicado os responsáveis pela iniciativa.

O projeto assenta na firme convicção de que a música é um meio privilegiado de integração e de desenvolvimento psicossocial, o que a torna numa importante aliada na construção e sedimentação dos alicerces num processo global de aprendizagem, contribuindo para que no futuro estes jovens possam exercer uma cidadania plena.

a orquestra Os Violinos da Verney já realizou concertos e atividades regulares, em locais como o Centro Cultural de Belém, o auditório da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro de São Jorge e a Biblioteca Nacional. Entre outras, o concerto contemplará peças de Vivaldi, Bach, Música no Coração e Feiticeiro de Oz. O concerto solidário será promovido pelo Museu de arte Sacra e Etnologia (MaSE) e pela sua Liga de amigos (LaMaSE).