O bombeiro-ciclista Carlos Vieira pretende assistir à cerimónia de canonização de João Paulo II, no Vaticano, regressando a Portugal de bicicleta
O bombeiro-ciclista Carlos Vieira pretende assistir à cerimónia de canonização de João Paulo II, no Vaticano, regressando a Portugal de bicicletaCarlos Vieira, bombeiro-ciclista de Leiria, pretende assistir à cerimónia de canonização de João Paulo II, dia 27 de abril, no Vaticano, regressando a Portugal ao volante da sua bicicleta. Há 28 anos, este atleta fez o mesmo trajeto, quando foi recebido pelo Papa João Paulo II. Nesta sua segunda peregrinação, Carlos Vieira vai fazer uma jornada de três mil quilómetros até Fátima, esperando cumprir uma média de 250 quilómetros diários, apenas com um carro de apoio.

Vai ser um grande sacrifício e sofrimento, mas tinha traçado como objetivo que, quando acontecesse a santificação de João Paulo II, eu estaria lá, disse Carlos Vieira, em declarações à agência Lusa. O bombeiro de Leiria não esquece o encontro com o Papa no Vaticano, em 1986. ainda hoje me arrepio quando falo nisso. Foi indescritível. Mandou uma mensagem para todos os desportistas e ciclistas portugueses. Guardo isso com muito carinho para sempre, explica.
atualmente, o ciclista de Leiria tenta ser recebido por Francisco. Para isso, já escreveu ao Papa e pediu ajuda ao bispo de Leiria-Fátima. Caso consiga um encontro com Francisco, Carlos Vieira já sabe o que vai dizer: Vou aproveitar para pedir pelas pessoas que estão a morrer de fome em Portugal, devido à pobreza eao desemprego. Não vou pedir nada para mim, só pelos pobres e necessitados. O que está a acontecer cá é uma calamidade.