«Sede santos, porque EU, o SENHOR vosso Deus, sou santo», diz-nos a 1º Leitura deste domingo, do Livro do Leví­tico, 19,2
«Sede santos, porque EU, o SENHOR vosso Deus, sou santo», diz-nos a 1º Leitura deste domingo, do Livro do Leví­tico, 19,2É natural que nos perguntemos: Mas, como é que devemos ser santos? O que é que, na nossa vida, faz com que nós sejamos santos? Muitos lugares da Bíblia, que é o Livro da Palavra e dos ensinamentos de Deus, dão-nos uma resposta a esta pergunta. Mas basta uma citação para sabermos e compreendermos essa resposta. Diz-nos Deus na 1a Carta de S. João, cap. 4, versículo 16: Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. Por isso, para sermos santos, basta amar: a Deus, nosso Criador e Salvador, e ao próximo como a nós mesmo. Então seremos santos porque permanecemos em Deus e Deus permanece em nós.
Às vezes, uma nossa tentação é de usarmos mais a Lei de Talião, a lei do olho por olho e dente por dente, do que a lei que Cristo nos apresenta no evangelho de hoje ao dizer: Eu digo-vos: amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos/as do vosso Pai que está nos céus, que faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos (Mateus 5,44-45). Fácil? Deus do Céu!… Nas muitas notícias acerca da vida de cada um de nós; acerca da vida política de cada nação; acerca dos problemas internos de cada nação; acerca das relações entre nações: lemos, ouvimos e sabemos que há tantos episódios de vingança. Não serão estes, por vezes, também os sentimentos do nosso coração?
Mas a verdade não pode ficar por aqui: a verdade é que há muita gente que sofre, mesmo atrozmente, porque querem praticar a essência da vida, que é o amor. São essas pessoas que fazem com que a Luz do Sol exista na terra. Muitas vezes ninguém parece notar o imenso bem que fazem esses amores de Deus, essas pessoas que, contra a corrente humano-demoníaca do ódio e do desprezo, continuam a amar. Talvez pareça estranho, mas ao pé de nós vivem estrelas de amor (não necessariamente – graças a Deus! – as estrelas que os padrões mediáticos inchadamente nos apresentam). Gente que ama, simplesmente por amor, e porque o nosso Deus é amor, e o amor nos ensinou Ele no sofrimento atroz do seu Filho Jesus, sofrimento que Jesus voluntariamente padeceu para nos ensinar o amor (João 3,16; João 10,17-18; Rom 8,32). E quando aceitamos a Deus na nossa vida, então conhecemos o seu amor por nós (1 João 4, 16). amar é um risco: e, amando, arriscamo-nos a conhecer o amor de Deus, e a vivermos n’Ele!