apoio a idosos e a doentes e dinamização de grupos juvenis e corais. Estas são algumas das atividades que ocupam os participantes da 24º Peregrinação Missionária da Consolata a Fátima
apoio a idosos e a doentes e dinamização de grupos juvenis e corais. Estas são algumas das atividades que ocupam os participantes da 24º Peregrinação Missionária da Consolata a Fátima a Via-Sacra Missionária nos Valinhos de Fátima, inserida na 24a Peregrinação da Consolata, movimentou milhares de pessoas este sábado, 15 de fevereiro. Para muitos, a recordação da prisão, julgamento e condenação à morte de Jesus torna-se especial quando é feita em contacto com a natureza, como acontece nos Valinhos de Fátima.

a iniciativa anual dos Missionários da Consolata reúne pessoas de todas as idades e com variadas histórias de vida. Há quem participe pela primeira vez, mas também há quem não tenha faltado a uma. Entre os participantes, existem aqueles que dirigem coros, com a colaboração de toda a família, e aqueles que visitam doentes e idosos.

É esse o caso de Maria Caldeira, de 67 anos de idade, de Nazaré Matias, de 68, e de Maria Violete, com 62. Viúvas, pensionistas, vizinhas e amigas, as três mulheres de Montemor-o-Velho fazem visitas semanais ao centro de dia da região onde vivem para rezarem o terço com os idosos. além disso, realizam também visitas semanais a idosos ou pessoas doentes que sofrem com a falta de saúde e com a solidão.

Os idosos e doentes ficam felizes com as nossas visitas, realçou Nazaré Matias, em declarações à Fátima Missionária, acrescentando que também se dedica à música e ao teatro na Liga dos amigos dos Campos do Mondego, preenchendo assim a sua semana. Para a peregrina, a vinda a Fátima é uma ocasião para renovar a fé que às vezes é fraca, mas também para sentir o céu mais próximo, disse.

Paulo Sousa, de 47 anos, e alexandra Campos, de 41, casados, nunca faltaram a uma peregrinação dos Missionários da Consolata. Deslocam-se anualmente a Fátima na companhia das duas filhas: Renata, de 18 anos, e Catarina, de 12. Os quatro integram o Grupo Coral de Nossa Senhora da Saúde de Susão, em Valongo, no qual Paulo Sousa é diretor há mais de duas décadas.

Por sua vez, Inês Ferreira, de 17 anos, e Vânia Silva, com 16, são estreantes nesta peregrinação missionária. as jovens estudantes integram o Grupo Paroquial Jovens Unidos, de São Mamede do Coronado, Trofa. Um grupo empenhado em organizar atividades para a população local, explicam.

apesar de ambas já terem visitado a Cova da Iria, esta foi a primeira vez que se deslocaram aos Valinhos de Fátima. O local deixou as duas surpreendidas. Este é um ambiente interessante e diferente. Realizar aqui a Via-Sacra em grupo torna-se acolhedor, explicou Vânia Silva. a Peregrinação Missionária da Consolata a Fátima prossegue esta tarde com uma eucarista na Igreja da Santíssima Trindade e com a saudação e consagração a Nossa Senhora, na Capelinha das aparições.