Em 2013, o Santuário da Beata alexandrina registou uma subida de mais de 20 por cento no número de grupos de peregrinos. O local de culto recebeu peregrinos das Filipinas, Brasil, Coreia do Sul, Croácia, Irlanda, EU a e Canadá
Em 2013, o Santuário da Beata alexandrina registou uma subida de mais de 20 por cento no número de grupos de peregrinos. O local de culto recebeu peregrinos das Filipinas, Brasil, Coreia do Sul, Croácia, Irlanda, EU a e CanadáO Santuário alexandrina de Balasar, na Póvoa de Varzim, registou uma subida de mais de 20 por cento no número de grupos de peregrinos em 2013. No último ano foram registados 391 grupos, cada um com uma média de 49 pessoas, enquanto em 2012 visitaram o santuário 317 grupos, constituídos por uma média de 56 peregrinos.

Seis por cento dos grupos, menos dois pontos percentuais relativamente aos dados antecedentes, chegaram do estrangeiro, vindos das Filipinas, Itália, Brasil, Espanha, Coreia do Sul, Croácia, Irlanda, Ilha da Reunião, Estados Unidos da américa, França, alemanha, Canadá e da américa Latina, indica um comunicado enviado à agência Ecclesia.

a maioria dos grupos portugueses partiram das dioceses do Porto, Braga e aveiro, aponta o relatório, onde também se lê que a maior afluência das pessoas se verificou durante os meses de verão com destaque para setembro (79 grupos – 20 por cento), maio (60 grupos – 15 por cento) e agosto (51 grupos – 13 por cento).

Nascida a 30 de março de 1904, alexandrina Maria da Costa, foi declarada beata a 25 de abril de 2004. Entre os dados expostos na nota biográfica publicada nessa ocasião refere-se que depois de 27 de março de 1942, alexandrina deixou de se alimentar, vivendo exclusivamente da Eucaristia.