O papel dos museus altera-se, por volta da década de 60, onde se reflete sobre o seu novo desempenho. De simples armazéns de objetos, os museus passaram a ser locais de aprendizagem ativa
O papel dos museus altera-se, por volta da década de 60, onde se reflete sobre o seu novo desempenho. De simples armazéns de objetos, os museus passaram a ser locais de aprendizagem ativaOs museus, na sociedade atual, assumem um papel oposto aos museus tradicionais. De facto, a ideia tradicional de um museu elitista e minoritário tende a tornar-se obsoleta. Um museu que abre as portas e se limita a esperar pelos louvores, tenderá a perder público e a não cumprir com os objetivos que deseja alcançar. Os museus da atualidade são considerados instituições ao serviço da comunidade, acessíveis aos mais diversificados públicos. as escolas e outras instituições sociais cada vez mais aderem às potencialidades que cada museu oferece. O papel dos museus altera-se, por volta da década de 60, onde se reflete sobre o seu novo desempenho. De simples armazéns de objetos, os museus passaram a ser locais de aprendizagem ativa.com isto surge uma nova preocupação: os públicos. De facto, não existe um público, mas existem públicos. assim, colecionar converteu-se num meio para atingir um fim e não apenas um fim em si mesmo. a este respeito Eiliean Hooper- Greenhill diz-nos: Os museus devem ser mais abertos, mais democráticos, mais sensíveis e mais profissionais. as conceções educativas, na generalidade, alteraram-se no sentido de atribuir uma maior ênfase ao sujeito como ativo e não passivo no processo de aprendizagem. Ora, um museu não pode, de modo algum, alhear-se desta tendência. Tem de criar mecanismos de modo que valorize cada visitante do museu, de modo que ele possa absorver o máximo de informação que lhe é disposta. Todos sabemos, portanto, que a educação é o ponto fulcral de toda a atividade dos museus. Não basta as atenções se centrarem unicamente em conseguir atrair um maior número de visitantes. O que valerá a um museu ter grande afluência de público mas se o visitante sair dele sem qualquer mensagem relevante? Toda a organização de um museu deve inter-relacionar-se com os objetivos educativos. É claro que tudo isto influencia a vida de um museu a diversos níveis: ao nível de recursos utilizados, estruturas, linguagem e parcerias. Os museus que adotem estes pressupostos vingarão certamente. Serão eles os museus do futuro! O segredo é não ficarem parados no tempo, presos ao que já têm, esperando unicamente com inércia louvores do público. Há que acompanhar o devir da sociedade!*Diretor do Museu de arte Sacra e Etnologia, Fátima