O sorriso, que cada um de nós parece ter cada vez menos razões para exibir, é uma arma poderosa para abrir corações. O dia a dia penoso de muitas pessoas leva-as a não saber sorrir, a criar um ambiente amargo à sua volta
O sorriso, que cada um de nós parece ter cada vez menos razões para exibir, é uma arma poderosa para abrir corações. O dia a dia penoso de muitas pessoas leva-as a não saber sorrir, a criar um ambiente amargo à sua volta

Nas coisas simples, e a que por vezes não damos valor, está o segredo de vivermos a vida de uma forma menos dramática, se bem que a mesma possa constituir uma mar de problemas que sentimos dificuldade em resolver. Crise é uma das palavras que mais ouvimos diariamente e com a qual muitos de nós nos identificamos, normalmente por motivos bem sérios. Esta palavra serve para definir aquilo que de mau vai acontecendo no quotidiano. São muitas as pessoas e famílias que convivem em permanência com esta triste realidade. Não vamos dar qualquer receita milagrosa para ultrapassar este estado de coisas, mas queremos contribuir, humildemente, para aliviar esse estado de espírito que a todos aflige e não dá descanso.

Para quem está atento e tem oportunidade de acompanhar a comunicação social, especialmente a televisão, poderá constatar que nas aparições públicas do papa Francisco raramente ele apresenta um semblante carregado. Pelo contrário! a sua serenidade impressiona. Contudo, os problemas que ele enfrenta permanentemente serão inúmeros e quantas vezes de uma gravidade que não imaginamos. apesar de tudo isso o sorriso emoldura-lhe o rosto com muita frequência, irradiando uma simpatia fora do comum. a sua expressão sorridente acaba por ser bálsamo para quantos têm a oportunidade de o ver. Por que será? acaso não é um ser humano como nós? Certamente que sim. Possivelmente com mais virtudes que nós, mas comunga do ser do mesmo Deus que nos criou.

Como é evidente, nem sempre estamos predispostos a mostrar um sorriso, mas podemos fazer um esforço e pensar que aquele com quem nos cruzamos, com quem conversamos, também poderá estar a enfrentar um mundo de problemas. Um simples sorriso ou uma palavra simpática poderão ajudar a mudar o seu dia, isto se não pudermos corresponder de outra forma no caso de nos ser pedido. Nem sempre os alimentos, a falta de dinheiro, ou outros meios que até consideramos indispensáveis, suprimem o amargo da vida. O nosso quotidiano não tem necessariamente de ser doloroso para nós, e que, devido ao comportamento que adotamos, se reflete nos outros. Viver um dia de cada vez é uma máxima a que devemos dar todo o crédito. O que é mau hoje, amanhã ou ainda hoje, pode mudar.

as dificuldades que nos atingem impedem-nos com frequência de pensar racionalmente, de agirmos como verdadeiros cristãos. a pergunta que deveremos fazer a nós próprios todos os dias é simples: como é que Cristo faria neste caso, perante esta situação? E teremos que ser nós a responder seriamente. Convém não esquecer: nada de fazer batota!

Certamente que essa singela reflexão poderá ser importante para nos indicar qual o caminho a seguir. Sorrir para o próximo pode ser uma forma de evangelizar. O nosso comportamento pode ser exemplo e incentivo para criar a necessária paz de espírito naqueles que nos rodeiam. Nós só poderemos crescer como ser humano, se as nossas relações com outros forem cada dia mais humanas. Convém lembrar que o sorriso abre a porta às coisas mais difíceis que nós poderemos imaginar. Poderá não fazer milagres, mas cura muita má disposição e ajuda-nos a procurar o caminho mais seguro para nós e para os outros.