a Universidade de Coimbra vai acolher o ciclo «Cinema e Espiritualidade», organizado pelo grupo TEaR. Os filmes em exibição vão abordar diferentes perspetivas sobre a espiritualidade
a Universidade de Coimbra vai acolher o ciclo «Cinema e Espiritualidade», organizado pelo grupo TEaR. Os filmes em exibição vão abordar diferentes perspetivas sobre a espiritualidade

O ciclo Cinema e Espiritualidade vai decorrer todas as quartas-feiras, entre 12 de fevereiro e 12 de março, na Casa das Caldeiras, em Coimbra, com entrada livre.com início às 21h30, o ciclo de cinema é composto por cinco filmes e organizado pelo grupo TEaR (Tecer a Espiritualidade com a arte e a Reflexão), um projeto do Instituto Universitário Justiça e Paz, da diocese de Coimbra.

Em comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, os responsáveis pelo evento explicam que a iniciativa terá uma visão pluralista e dialógica. Em exibição vão estar filmes que abordam diferentes perspetivas sobre a espiritualidade, como a essência do amor, a casa é negra, Primavera, verão, outono, inverno… e primavera, Um homem sério e as quatro voltas. O programa do evento integra-se nas Sessões do Carvão, organizadas pela Faculdade de Letras, em colaboração com o Teatro académico de Gil Vicente. Os filmes escolhidos afirmam-se no terreno da reflexão espiritual, rejeitando perder contacto com a dimensão concreta do mundo.

Paulo Simões, sacerdote e diretor do Instituto Justiça e Paz, capelão da Universidade de Coimbra e responsável pela Pastoral Universitária, e Paulo Borges, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro da União Budista Portuguesa, vão apresentar algumas das películas. O projeto será coordenado por Sérgio Dias Branco, responsável pelos Estudos Fílmicos e da Imagem da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que também apresentará um filme.