as três Cáritas Diocesanas do alentejo e o Instituto de Emprego e Formação Profissional estão a trabalhar em conjunto para favorecer a rápida integração das pessoas daquela região no mercado de trabalho
as três Cáritas Diocesanas do alentejo e o Instituto de Emprego e Formação Profissional estão a trabalhar em conjunto para favorecer a rápida integração das pessoas daquela região no mercado de trabalhoas Cáritas Diocesanas de Beja, Évora e Portalegre-Castelo Branco, assinaram um protocolo com o governo para combater o desemprego na região e favorecer a rápida integração das pessoas no mercado de trabalho. a iniciativa nasceu da recente criação da Plataforma Informática da Rede de apoio Mútuo das Cáritas Diocesanas da Raia e conta com o apoio do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).
Segundo o delegado regional do IEFP do alentejo, tem sido mantido um excelente trabalho de cooperação. Um dos exemplos dessa parceria foi a criação de um curso de Operador agrícola, em conjunto com a Cáritas de Portalegre-Castelo Branco. a iniciativa visa qualificar as pessoas dos atendimentos sociais da Cáritas, proporcionando-lhes a escolaridade obrigatória, a formação profissional, a produção para consumo próprio de produtos hortícolas e posteriormente a comercialização a preço justo, explicou.
Na assinatura do protocolo, Elicídio Bilé, presidente da Cáritas de Portalegre-Castelo Branco, enalteceu a pertinência do projeto numa altura de crise económica e financeira. além disso, este responsável chamou a atenção, para a importância do papel da Igreja e das suas instituições sociais e solidárias. [Elas] têm um papel próprio, importante e subsidiário na ajuda ao desenvolvimento, à promoção e à ajuda de emergência às famílias mais afetadas, disse, citado pela agência Ecclesia.