Um grupo de crianças do bairro social da Cova das Faias, em Leiria, vai integrar um programa «especí­fico de inclusão social e cultural» através de aulas de dança criativa
Um grupo de crianças do bairro social da Cova das Faias, em Leiria, vai integrar um programa «especí­fico de inclusão social e cultural» através de aulas de dança criativaO projeto Daqui prá cá, um dos vencedores do concurso PaRTIS, vai iniciar no próximo mês, em Leiria, colocando os jovens do bairro social da Cova das Faias em contacto com a dança. Promovido pela associação InPulsar, em parceria com a Escola de Dança Clara Leão, o projeto será desenvolvido durante um ano, graças ao apoio dos 15. 900 euros atribuídos pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Com um programa específico de inclusão social e cultural, o projeto irá trabalhar com oito crianças daquele bairro social, explicou Tânia Marques, uma das fundadoras da InPulsar, em declarações à agência Lusa. O projeto foi desenvolvido para trabalhar a interculturalidade dos grupos, e vai juntar os jovens do bairro social com outras crianças da Escola de Dança Clara Leão em aulas de dança criativa.
anna Wesolek, professora e bailarina da Escola de Dança Clara Leão, sublinha que este é um programa que irá trabalhar os dois lados da inclusão social. Ou seja, o grupo dos não excluídos irá receber o grupo dos excluídos e vice-versa. Neste ambiente de cultura podem trabalhar juntos e integrarem-se uns aos outros. O concurso PaRTIS – Práticas artísticas para a Inclusão Social é uma iniciativa da Gulbenkian que visa distinguir projetos vocacionados para a integração social de públicos desfavorecidos ou excluídos.