O Instituto da Segurança Social está a notificar os cidadãos refugiados residentes em Portugal para cursos de português. O objetivo é levar à integração destas pessoas
O Instituto da Segurança Social está a notificar os cidadãos refugiados residentes em Portugal para cursos de português. O objetivo é levar à integração destas pessoasOs cidadãos refugiados residentes em Portugal estão a ser notificados pelo Instituto da Segurança Social (ISS) para realizarem cursos de português. a formação é obrigatória e determinante para a manutenção do Rendimento Social de Inserção (RSI). Segundo o ISS, duas turmas vão iniciar as aulas já no próximo dia 3 de fevereiro, estando já prevista a constituição de outras duas turmas.
Estes cursos decorrem por um lado, da necessidade identificada no âmbito do acompanhamento social e por outro, das expectativas demonstradas por alguns destes cidadãos, percebendo-se que as barreiras linguísticas podem influenciar, de forma menos positiva, a integração profissional, explicou fonte oficial do ISS à agência Lusa.
as duas primeiras turmas abrangem cerca de 100 pessoas, que vão ter formação no Centro de Formação de alverca. Segundo o ISS, os refugiados selecionados para estas turmas terão direito ao pagamento do passe social, dependendo do local de residência de cada um. Por outro lado, o ISS refere que estes são cursos de frequência obrigatória, dado entender que o domínio da língua portuguesa do país de acolhimento é uma condição transversal a qualquer vertente da integração de um cidadão estrangeiro.