apesar da complicada situação político-militar vivida em Moçambique, Rui Teixeira vai rumar àquele país africano para ajudar a população local nas áreas da saúde, educação e pastoral
apesar da complicada situação político-militar vivida em Moçambique, Rui Teixeira vai rumar àquele país africano para ajudar a população local nas áreas da saúde, educação e pastoralaos 26 anos, Rui Teixeira, médico, vai fazer uma pausa na sua atividade profissional em Portugal para realizar uma experiência missionária que terá a duração de sete meses. O voluntário, que trabalha na capital portuguesa, vai partir para Moçambique já no próximo domingo, 2 de fevereiro, através da adGentes – associação dos Leigos Missionários da Consolata.

O objetivo de partir em missão levou o jovem a frequentar uma formação exigente, iniciada em outubro de 2012, que Rui identifica como uma mais-valia a nível pessoal. Em África, o profissional natural da Suíça vai dar o seu apoio na área da educação e da pastoral no Centro de Promoção Humana do Guiúa, que serve toda a diocese de Inhambane, e também no Centro de Saúde. Esta será a primeira experiência missionária de Rui Teixeira além-fronteiras.

Ser missionário fazia parte do projeto pessoal de vida do jovem médico. Contudo, apesar de saber que partirá para um local de missão calmo e tranquilo, o profissional afirma ter algum receio da segurança e das doença endémicas. apesar disso, o médico acredita que esta escolha contribuirá para enriquecer os outros com os seus conhecimentos, mas também para viver e celebrar a sua fé.

Em declarações à Fátima Missionária, Rui Teixeira explicou que no mundo Ocidental, onde se vive a mil à hora’, as pessoas entendem que nunca é a altura certa para realizar uma experiência destas. O profissional admite que deixar o local de trabalho, a família e outras atividades não é algo fácil, mas diz sentir o dever de ajudar os outros. Sinto que sou enviado, disse.