Centenas de famílias carenciadas do Grande Porto estão a ser ajudadas pela Legião da Boa Vontade, no âmbito do programa «Um Passo em Frente»
Centenas de famílias carenciadas do Grande Porto estão a ser ajudadas pela Legião da Boa Vontade, no âmbito do programa «Um Passo em Frente» a Legião da Boa Vontade está a atender agregados familiares carenciados residentes em Gondomar, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia e Rio Tinto, no âmbito do programa Um Passo em Frente. a iniciativa arrancou quarta-feira, 29 de janeiro, e repete-se na próxima sexta-feira, dia 31.
além do apoio às famílias, através da entrega de alimentos, a instituição já realizou uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção do cancro da mama, com a colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Também dia 31, às 10h30, irá decorrer uma sessão de esclarecimento sobre saúde oral, levada a cabo pelo Programa Feliz da Legião da Boa Vontade. Nestes dias, serão atendidas cem famílias, sendo que no total mais de 2. 500 agregados familiares são beneficiados, ao abrigo desta ação da Legião da Boa Vontade.
Em comunicado, a instituição explica que as famílias apoiadas são maioritariamente monoparentais e nucleares, cujas realidades de vida incluem, entre outras, situações de desemprego, baixas reformas, baixa por doença, rendimento social de inserção, pessoas sem retaguarda familiar, idosos com pouca ou nenhuma capacidade de mobilidade. Mas são também assistidas famílias numerosas, algumas constituídas por sete ou mais elementos.
No Grande Porto, a Legião da Boa Vontade faz todas as semanas duas distribuições de vegetais e frutas, reunidos pelos seus voluntários. É também realizada uma entrega mensal de cabazes abastecidos com alimentos não perecíveis a cerca de uma centena de agregados familiares.