Milhares de refugiados sul-sudaneses estão a receber ajuda médico-humanitária dos Médicos Sem Fronteiras na Etiópia, no Uganda e no Quénia
Milhares de refugiados sul-sudaneses estão a receber ajuda médico-humanitária dos Médicos Sem Fronteiras na Etiópia, no Uganda e no QuéniaDiariamente, mais de mil sul-sudaneses fogem dos confrontos no seu país e cruzam as fronteiras rumo ao Quénia, à Etiópia e Uganda, onde os Médicos Sem Fronteiras (MSF) estão a oferecer ajuda médico-humanitária. Só num mês, mais de 89 mil pessoas, na sua maioria mulheres e crianças, foram forçadas a deixar as suas casas, tendo de enfrentar longas jornadas a pé, de autocarro ou de camião.

Em alguns casos, as pessoas viram-se obrigadas vender os poucos pertences que traziam para pagar transporte. Em comunicado, os Médicos Sem Fronteiras referem que algumas famílias chegam à fronteira sem nada, cansadas, famintas e desidratadas, depois de caminhadas que podem durar quatro ou cinco dias, sendo que muitas precisam de alimentos, água, abrigo e cuidados médicos.
Por sua vez, nos acampamentos as condições de vida são terríveis. Estamos a tratar casos graves de malária, diarreia e infeções do trato respiratório, afirma o médico Fredericke Dumont. Há mulheres a sofrer com complicações durante a gravidez e alguns casos de desnutrição, acrescenta, citado pelos serviços de comunicação da organização.
atualmente, os MSF estão a criar instalações de água e saneamento, oferecendo também cuidados relacionados com a maternidade, vacinação e suporte nutricional aos refugiados. ao mesmo tempo em que novos acampamentos são construídos, os membros da organização humanitária expandem as suas atividades.

Os MSF estão ainda a trabalhar em parceria com o Ministério da Saúde queniano para vacinar as crianças contra o sarampo e a poliomielite. além de oferecer cuidados médicos, os MSF distribuíram mais de 11 mil litros de água aos refugiados em Nadapal. Na vizinha Etiópia, os MSF vão prestar serviços ambulatórios, cuidados voltados para a maternidade, imunização e nutrição a 5. 500.