Para prevenir o nanismo infantil no Malawi, a ONU e parceiros vão fornecer alimentação complementar às crianças, no âmbito de um novo projeto que será alargado a Moçambique ainda este ano
Para prevenir o nanismo infantil no Malawi, a ONU e parceiros vão fornecer alimentação complementar às crianças, no âmbito de um novo projeto que será alargado a Moçambique ainda este ano a Organização das Nações Unidas (ONU) acaba de lançar um projeto no Malawi para combater o fraco desenvolvimento físico das crianças, causado pela má nutrição. De acordo com a ONU, o nanismo afeta quase um milhão de crianças com menos de cinco anos de idade no país.
No âmbito deste projeto serão atendidas 66 mil mães e as suas crianças no distrito de Ntchisi. O projeto foi criado para reduzir os casos de nanismo entre cinco a dez por cento. Segundo o Programa Mundial de alimentação, a insegurança alimentar, a dieta pobre em alimentos diversos e a repetição de doenças são as principais causas do nanismo no país.
Para prevenir a doença, os responsáveis pelo projeto pretendem utilizar os alimentos certos, na hora certa, explica a Rádio ONU. O projeto envolve 13 intervenções nutricionais, como o fornecimento de alimentação complementar, cuidados em caso de má nutrição aguda e práticas seguras de higiene. Um produto especializado, chamado Nutributter, será fornecido a todas as crianças registadas e que tenham entre 6 e 23 meses de vida.
Segundo o Programa Mundial de alimentação, a situação alimentar no Malawi está a piorar devido à baixa produção agrícola, consequência dos longos períodos de seca, cheias e alto preço dos alimentos. Depois do Malawi, Moçambique será o próximo país a receber o projeto, o que deverá acontecer ainda em 2014.