Vitor Feytor Pinto, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde entre 1985 e 2013, espera que no Dia Mundial do Doente nenhum enfermo ou acamado «fique sozinho»
Vitor Feytor Pinto, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde entre 1985 e 2013, espera que no Dia Mundial do Doente nenhum enfermo ou acamado «fique sozinho» O 22. º Dia Mundial do Doente vai ser assinalado a 11 de fevereiro pela Igreja Católica, com o tema Fé e Caridade: Nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos, proposto pelo Papa Francisco. Vitor Feytor Pinto, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde entre 1985 e 2013, destaca a importância da data enquanto expressão da forma dedicada como os cristãos olham para os doentes.

Nenhum deles pode ficar sozinho neste Dia Mundial, disse o responsável, num comunicado enviado à agência Ecclesia, no qual pede às comunidades cristãs que celebrem a data com criatividade, através de variadas iniciativas.

Entre as propostas que a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde sugere para este ano estão a organização de visitas de voluntários e animadores sociais a todos quantos estão em casa, doentes ou idosos; a celebração, pessoal ou comunitária, do sacramento dos doentes e a promoção de encontros de reflexão com os profissionais de saúde, assistentes espirituais e voluntários, sobre temas de espiritualidade, ética ou humanização.