«Somos por si, somos por Portugal» é o nome de um novo serviço prestado pela Fundação São João Deus, para apoiar as pessoas que ficam sozinhas devido ao facto dos seus familiares mais próximos terem emigrado
«Somos por si, somos por Portugal» é o nome de um novo serviço prestado pela Fundação São João Deus, para apoiar as pessoas que ficam sozinhas devido ao facto dos seus familiares mais próximos terem emigrado a Fundação São João Deus acaba de lançar o projeto Somos por si, somos por Portugal, a pensar nos familiares dos emigrantes que ficam no país. Embora recente, o programa já está em funcionamento em Lisboa e na Guarda, dando apoio a cerca de 40 pessoas, todas a viverem sozinhas porque os seus familiares mais próximos emigraram.
O objetivo é que ainda este ano o serviço seja alargado ao Porto e a Ponta Delgada, nos açores. Em declarações à imprensa, Sandra Silva, coordenadora da iniciativa, disse que entre os serviços prestados estão ações como acompanhamento no domicílio ou acompanhamento para a realização de algumas atividades fora de casa, como ir a um serviço de finanças ou ir às compras.
O serviço é gratuito e pode ser ativado diretamente pela família ou então pela Instituição Social que toma conhecimento do programa, disse a responsável. além de uma equipa técnica, o projeto conta com a ajuda de voluntários que, de acordo com a responsável, começam a não ser suficientes para o número de pedidos que têm chegado à instituição. Neste momento, o programa está a funcionar em parceria com o Observatório dos Luso-Descendentes, tendo já sido feitos contactos para que sejam estabelecidas parcerias com outras instituições nacionais.