Os Franciscanos inauguraram uma cozinha para servir refeições à população carenciada de Faro, que tem aumentado
Os Franciscanos inauguraram uma cozinha para servir refeições à população carenciada de Faro, que tem aumentado a Ordem Franciscana Secular abriu uma cozinha para apoiar o serviço alimentar prestado aos mais pobres, num quiosque em frente à igreja franciscana, no largo de São Francisco, em Faro. No final da última semana, o frei Paulo Ferreira, que presidiu à bênção das novas instalações, disse que a cozinha inaugurada no convento de São Francisco (anexo à igreja) servirá para acolher e servir os mais necessitados com mais dignidade.

Quando teve início, em 2010, o serviço de apoio aos pobres dos franciscanos apoiava cerca de 30 pessoas, depois passou a ser procurado por cerca de 70 e, atualmente, há semanas em que são atendidas 150 utentes, disse o frei Paulo Ferreira. Os beneficiários deste serviço são sem-abrigo e toxicodependentes, mas também famílias, sendo que 90 por cento dos beneficiários procuram regularmente aquele apoio, adiantou, em declarações ao jornal Folha do Domingo.

Muitas famílias que não vinham, vêm neste momento porque estão com imensas dificuldades, são famílias numerosas que vêm porque pai e mãe estão desempregados e têm crianças na escola. É uma realidade que nos faz pensar bem na carência em que as pessoas estão neste momento a viver, lamentou o frei Paulo Ferreira.