Um projeto de ensino à distância da associação ajuda de Mãe está fazer com que jovens mães e grávidas adolescentes não abandonem a escola
Um projeto de ensino à distância da associação ajuda de Mãe está fazer com que jovens mães e grávidas adolescentes não abandonem a escolaDezenas de jovens mães e grávidas adolescentes estão a contrariar a tendência de abandono escolar, graças a um projeto de ensino à distância da associação ajuda de Mãe. a iniciativa é direcionada para mães que estavam em abandono escolar ou que poderiam fazê-lo por causa do bebé, explicou Fátima Silva, presidente da ajuda de Mãe, em declarações à agência Lusa.
Para a responsável, se esta escola não existisse, a maioria destas jovens iria ficar em situação de abandono escolar porque muitas vezes, a vergonha de estarem grávidas e de estarem numa escola comum, em que as colegas não estão a passar por essa fase é complicado e acabam por abandonar a escola.
No primeiro mês do bebé, as mães podem ter as aulas na sua casa, voltando depois à instituição com os seus filhos, que ficam na creche da ajuda de Mãe enquanto as jovens estão a ter aulas. Durante o período escolar, as mães vão sendo chamadas para amamentar os bebés, explicou a psicóloga.
as matérias, que abrangem os programas do sexto ao décimo segundo ano, são disponibilizadas online, numa plataforma digital, sendo que o contacto com os professores faz-se através de um fórum na internet. É um projeto muito bom e muito válido, porque as jovens conseguem completar os anos de escolaridade que lhes faltam, disse Fátima Silva, adiantando que a média de sucesso escolar é de 85 por cento.