O presidente da Comissão Europeia decidiu doar ao liceu onde estudou e à associação CaIS 45 mil euros do Prémio Europeu Carlos V
O presidente da Comissão Europeia decidiu doar ao liceu onde estudou e à associação CaIS 45 mil euros do Prémio Europeu Carlos VDurão Barroso, presidente da Comissão Europeia, vai doar à associaçãoCaIS e ao Liceu Camões 45 mil euros, provenientes do Prémio Europeu Carlos V. as verbas vão permitir apoiar as obras de requalificação do estabelecimento de ensino, que o responsável frequentou, e o trabalho da CaIS no apoio aos sem-abrigo, informou o gabinete de Durão Barroso à agência Lusa.

O Liceu Camões, atualmente Escola Secundária de Camões, fundado em 1092, está classificado desde 2012 como monumento de interesse público, mas encontra-se num avançado estado de degradação, necessitando de obras de restauro. Criada em 1994, aCaIS é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, que contribui para a melhoria das condições de vida de pessoas sem-abrigo e economicamente vulneráveis.

O valor total do prémio é superior a 90 mil euros, mas, deste montante, os premiados doam metade a bolsas de estudo da academia Europeia de Yuste. O presidente da Comissão Europeia recebe o Prémio Carlos V esta quinta-feira, 16 de janeiro, em Espanha. a distinção destaca o papel de Durão Barroso durante a crise financeira europeia, por apostar sempre na UE para enfrentar os desafios da atualidade. No passado, o mesmo galardão já foi atribuído a individualidades como Mikhail Gorbachov e Jacques Delors.