Mais de 20 mil pessoas precisam de apoio alimentar no algarve, revelou Nuno Alves, presidente do Banco alimentar Contra a Fome na região
Mais de 20 mil pessoas precisam de apoio alimentar no algarve, revelou Nuno Alves, presidente do Banco alimentar Contra a Fome na regiãoO Banco alimentar Contra a Fome do algarve já apoia 16 mil pessoas, através de 70 instituições, mas Nuno Alves, da instituição, estima que existam entre 22 a 25 mil cidadãos com necessidades de ajuda alimentar naquela região. Só nos últimos dois anos houve um aumento de 2. 000 pessoas apoiadas pelo Banco alimentar na região algarvia.
Os produtos como o leite, a farinha, o arroz ou o azeite são aqueles que o Banco alimentar tem maior dificuldade em garantir, porque as quantidades que ali chegam não são suficientes. Por outro lado, a organização está a conseguir crescer no apoio de produtos frescos, nomeadamente fruta, tendo iniciado recentemente a distribuição de pescado e pão querendo arrancar este ano com verduras e carne.
Em declarações à agência Lusa, Nuno Alves, contou que um dos objetivos para 2014 é atingir 1. 000 toneladas de alimentos por ano, duplicando o trabalho do Banco alimentar do algarve, que habitualmente trabalha com 500 toneladas anuais. O apoio ao Banco alimentar do algarve pode ser concedido em dinheiro ou em produtos alimentares, cuja maioria é recolhida nas campanhas nacionais realizadas em supermercados.