O consistório para a criação dos novos purpurados, marcado para o dia 22 de fevereiro, reforça a internacionalidade do Colégio cardinalí­cio. Há só dois provenientes de dioceses da Europa.

O consistório para a criação dos novos purpurados, marcado para o dia 22 de fevereiro, reforça a internacionalidade do Colégio cardinalí­cio. Há só dois provenientes de dioceses da Europa.
Os novos cardeais, incluindo responsáveis da Cúria Romana provêm de 12 países. O Papa decidiu criar também três arcebispos com mais de 80 anos, sem direito a voto num eventual conclave. Estes novos cardeais representam a profunda ralação eclesial entre a Igreja de Roma e as outras Igrejas espalhadas pelo mundo, disse o Santo Padre após a oração do angelus na Praça de São Pedro. Todos os cardeais foram convocados para uma reunião, entre 20 e 21 de fevereiro, para refletir sobre o tema da família e no dia 23 do mesmo mês o Papa vai presidir a uma celebração eucarística, com os novos cardeais. a lista inclui vários dos mais diretos colaboradores de Francisco: Pietro Parolin, secretário de Estado; Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos; Gerhard Ludwig Műller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Beniamino Stella, prefeito da Congregação para o Clero. Eis a lista dos que provêm de várias dioceses do mundo inteiro:Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Inglaterra; Leopoldo Solorzano, arcebispo de Manágua, Nicarágua; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec, Canadá; Jean -Pierre Kutwa, arcebispo de abidjão, Costa do Marfim; Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil, Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia, Itália; Mario aurelio Poli, arcebispo de Buenos aires, argentina; andrew Yeom Soo Jung, arcebispo de Seul, Coreia; Ricardo andrello, arcebispo de Santiago do Chile; Philippe Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou, Burkina Faso; Orlando Quevedo, arcebispo de Cotabato, Filipinas; e Chibly Langlois, bispo de Les Cayes, Haiti. a estes 16 novos cardeais, o Santo Padre quis unir também três arcebispos eméritos, que – disse – se distinguiram pelo seu serviço à Santa Sé e à Igreja: Loris Capovilla, de 98 anos, que foi secretário pessoal do Papa João XXIII; Fernando Sebastian aguillar, arcebispo emérito de Pamplona, Espanha; e Kelvin Felix, arcebispo emérito de Castries, Jamaica. Fora da lista está, entre outros, o patriarca de Lisboa, que por privilégio concedido através de Bula Pontifícia deveria ser nomeado cardeal pelo Papa no primeiro consistório realizado após a sua elevação à sede diocesana. a decisão do Papa de não o nomear cardeal segue a tradição recente de não criar dois cardeais eleitores na mesma sede diocesana, dado que Dom José Policarpo ainda não completou 80 anos de idade.