Professores aposentados vão dar apoio gratuito a alunos na Biblioteca Municipal de Leiria de forma a «ajudar as famílias e promover o sucesso escolar»
Professores aposentados vão dar apoio gratuito a alunos na Biblioteca Municipal de Leiria de forma a «ajudar as famílias e promover o sucesso escolar»Para ajudar as famílias e promover o sucesso escolar, a Câmara Municipal de Leiria vai colocar professores aposentados na biblioteca da cidade para que estes possam dar apoio gratuito ao estudo a alunos do 2. º e 3. º ciclo. O objetivo é promover o sucesso escolar, apoiando as famílias após o tempo letivo dos alunos, explicou anabela Graça, vereadora com os pelouros da Educação, Juventude e Biblioteca.
Segundo a responsável, esta é uma experiência piloto que, se correr bem, o município gostaria de ver implementada nas bibliotecas escolares. Pretende-se que o projeto não fique apenas centrado na sede do concelho, a Biblioteca Municipal afonso Lopes Vieira, mas que outras bibliotecas dos agrupamentos escolares possam replicar a iniciativa, disse, em declarações à agência Lusa.
Neste momento, a autarquia tem constituída uma bolsa de sete professores, de diversas disciplinas, mas a vereadora acredita que este número vai aumentar neste trabalho voluntário e gratuito. O espaço que temos permite ter até 25 alunos, disse a responsável. O projeto inicia já na próxima semana, existindo já alguns alunos inscritos. a iniciativa faz parte do projeto Liga-te à Biblioteca Municipal’ e vai funcionar entre as 16h00 e as 20h00, nos dias úteis.
O projeto Liga-te à Biblioteca Municipal’, pretende, assim, constituir um verdadeiro apoio às famílias ao acolher os seus filhos na Biblioteca Municipal após o término das aulas, em condições de segurança e até ao final do dia, num espaço onde poderão desenvolver ainda outras atividades, enquanto os seus pais se encontram a trabalhar, explica a autarquia, em comunicado.